top of page

GRATIDÃO

Vivenciar o estado ou sentimento de GRATIDÃO é tão poderoso que pode mudar toda sua energia e, ao deslocar a sua atenção para tudo aquilo a que é grato tem o poder de modificar a sua realidade e transformar a sua vida.


“A gratidão não é somente a maior das virtudes, é a origem de todas as outras.” – Cícero

GRATIDÃO – ao que você agradece? Sim! Pense neste momento, aqui e agora e responda: a que sou grato(a)? Só o facto de se questionar já há algo no seu cérebro que está a mudar. Pergunte-se novamente! Há sempre algo para ser grato a cada momento – permita que as respostas surjam, e dê graças à vida, ao céu, a Deus, ao Universo, às pessoas que conhece, que ama, dê graças ao acaso... Agradeça por tudo aquilo que está a acontecer neste momento, diga obrigado até pelas coisas que já deu por adquiridas como a sua casa, a sua comida, a sua cama, a sua almofada confortável, não importa o que esteja a agradecer, apenas faça este exercício de trazer à consciência os “alvos” da sua gratidão.


os circuitos neuronais da satisfação


Sabia que expressar gratidão interfere com os processo químicos cerebrais, e consequentemente pode mudar o seu cérebro?

Nos dias de hoje, as investigações conduzidas pela neurociência têm trazido importantes descobertas que dão suporte e justificação científica para os fenómenos cerebrais da gratidão. Segundo os estudos de Alex Korb da Universidade da Califórnia, a gratidão interfere biologicamente com o nosso cérebro, aumentando a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar físico e psicológico.

O sentimento ou estado de gratidão influencia os nossos estados de humor e ativa os circuitos neuronais da satisfação, libertando no corpo sensações de prazer – existem duas substâncias neuroquímicas presentes neste processo chamadas dopamina e serotonina, entre outras funções, a dopamina é responsável pela sensação de prazer e recompensa, que é produzida sempre que criamos em nós a sensação de que algo bom aconteceu ou está a acontecer e, a serotonina é responsável pela regulação do humor e funções perceptivas e cognitivas.

Quando falamos em felicidade, escolher ser feliz aqui e agora, estamos a aceitar que a felicidade não se encontra num ponto no futuro. Mas, que pode ser experimentada a cada momento do caminho em que trazemos a nós essa consciência, onde nos tornamos presentes. Podemos então afirmar que estar presente e ser grato são “composto” da felicidade.


Se quer ser feliz, crie relacionamentos significativos na sua vida, mantenha a sua atenção no momento presente através de uma atitude de curiosidade e não julgamento e, diga obrigado, dê graças, expresse gratidão.


A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição num banquete, uma casa num lar, um estranho num amigo.

A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã. Seja grato!!!


~ escrito em colaboração por Joana Sobreiro e Weliton Magela


#mindfullife

23 visualizações
bottom of page