CONHECE-Te A TI MESMO

Atualizado: Jun 11

Chega-nos aos dias de hoje este ensinamento do antigo mundo grego: "Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os Deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em nenhum outro lugar", palavras que podem ser lidas na entrada do Oráculo do Delfos, dedicado a Apolo na Grécia.

É com este pensamento socrático que falamos de autoconhecimento, conhecer-se a si próprio é condição para criar uma vida mais equilibrada, mais consciente, autêntica e feliz.


Todos os dias deslocamo-nos no mundo, escolhendo os nossos ambientes, escolhendo com quem queremos estar, cumprindo as nossas rotinas de trabalho, familiares e todas as outras com que preenchemos os restantes espaços de tempo. Agimos diariamente umas vezes mais conscientes das nossas acções e comportamentos, outras vezes nem tanto, mas permanentemente interagindo com esses lugares por onde passamos e/ou permanecemos. Definimos estratégias de como melhorar as nossas acções, de como fazer de forma diferente, de como adequar o mundo para facilitar o nosso movimento. Tudo ocorre de forma tão sistemática que daria para fazer registos em vídeo ou fotográfico da nossa “existência” no mundo.


Mais significado

para a nossa existência


Será que estamos a fazer uma história que valha a pena ser vista? Ou precisamos mergulhar um pouco mais fundo? Questionando a nossa existência e levando-lhe mais significado. CONHECE-TE A TI MESMO, acontece quando tomamos consciência da forma como estamos a fazer acontecer o mundo, e lhe levamos as nossas motivações individuais, o porquê de nos estarmos a mover no mundo, ocorre quando reconhecemos aquilo que acreditamos sobre nós, sobre os outros e sobre a vida, quando abrimos as possibilidades desta existência e nos permitimos. Tudo isto é possível quando nos encontramos a nós mesmos, quando criamos a nossa metáfora individual que desenha o “quem sou eu”, é quando o nosso nível de autoconhecimento nos permite definir a nossa missão, e a partir desse eu-essencial projectarmos uma visão do todo que está para além do mundo porque o abraça.


"Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os Deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em nenhum outro lugar"

É com este abraço ao mundo e a esse todo que cada um de nós reconhece como existente para além de nós mesmos, que construímos uma história de vida que vale a pena ser assistida, vivida, recordada e sobretudo partilhada com as pessoas à nossa volta.


O que acabámos de fazer, foi uma viagem pelo modelo dos níveis neurológicos da PNL, o modelo que nos permite sistematizar e compreender a nossa estrutura do mais consciente ao mais inconsciente, mas sobretudo, nos dá a possibilidade que aprofundarmos o nosso autoconhecimento, e trazermos o nosso Ser mais completo para o mundo. É quando resgatamos essa nossa parte central que as nossas habilidades e capacidades se reorganizam, mudando a forma como agimos no mundo, e dessa forma tornando os nossos ambientes propícios à manifestação dos nossos sonhos e propósitos.


seja uma dádiva para um mundo melhor


Traga o significado último da sua vida para o seu ambiente, toque as pessoas com a sua essência, escute a sua voz interior que segreda o porquê da sua presença no mundo, seja uma dádiva para um mundo melhor. Observe-se, escute-se no silêncio, quando o burburinho de sua mente se cala, é nesse lugar que estão os segredos dos Deuses e do universo, é dentro de si que está aquilo que procura, é a partir do seu centro que pode viver uma vida mais completa, mais autêntica e mais feliz.


~ escrito em colaboração por Joana Sobreiro e Weliton Magela


#generativechange #spiritualintelligence

11 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

(+351) 91 723 79 68​ | joana.r.sobreiro@gmail.com

 

 

Largo da Palmeira nº 140 1º andar, Abóboda

2785-038 São Domingos de Rana - Cascais

#NEWSLETTER

#CONTAcTOs

© 2018 por Joana Sobreiro

Política Privacidade