top of page

SUCESSO X FELICIDADE

Um rapaz dono de um pequeno barco a vapor, vivia a sua vida com o desejo de vencer, ele gostava de ganhar, ganhar tudo. Um dia, na cidade onde morava ia realizar-se uma corrida de barcos. No início da corrida cada participante recebeu dois sacos de carvão, e o segredo da corrida era saber dosear a quantidade de carvão.

A corrida começou, e no seu desejo de a vencer, no seu desespero por ganhar, ele colocou meio saco de carvão de uma só vez e o barco dele andou mais rápido, destacou-se dos demais e foi embora. Ao ver que isto o colocava na frente, pegou no restante da saca de carvão e deitou para dentro da fornalha. E nesse momento, constatou que estava mesmo na frente da corrida, os outros iam bem mais lentos e ele estava bem na frente deles.

O rapaz resolveu então, pegar a última saca e colocá-la toda para queimar, e o barco foi ainda mais rápido. Mas, antes da meta o barco começou a abrandar, a ficar mais lento, quase a parar. E os outros competidores estavam a chegar, cada vez mais a aproximarem-se, e nesse momento ele resolveu partir tudo no barco, o mastro, as cadeiras, as ripas e atirar tudo para o forno.

O seu empreendimento foi bem sucedido, o barco dele chegou em primeiro lugar, mas chegou todo partido, com toda sua estrutura rebentada.


Quantos de nós em algum momento, ou na vida toda estamos a jogar todas as peças do barco na fornalha? Quebrando toda a estrutura para atingir um ideal de sucesso?

Se consultarmos a definição de sucesso no dicionário, descobrimos que significa concluir algo a que se propôs, ter conseguido algo que queria. E a pergunta impõe-se. A que preço?


qual é a sua definição de sucesso


Vivemos numa sociedade que nos ensina o que é ser bem sucedido, a mesma sociedade que ostenta a posse e que valoriza o consumo, e que nos “vende” a ilusão de que se eu tiver mais isto e mais aquilo, serei feliz.

Já parou para pensar o que é sucesso para si? As suas escolhas e decisões na vida pautam-se pela sua concepção de sucesso, ou pelo significado que é dado na cultura em que está inserido, pelo que falam nos media ou o conceito dos seus amigos, familiares, colegas de trabalho?


Comece por definir sucesso para si e depois saiba aquilo que quer atingir. Só sabendo para onde quer ir, poderá reconhecer quando tiver lá chegado. Mas, mais importante, visualize como quer estar quando chegar lá, com quem quer estar, e para que é que quer chegar aí.

Aqui surge um novo questionamento: só será, realmente, feliz quando tiver alcançado esse sucesso? Sucesso e felicidade como se relacionam? Será que é feliz quando tem sucesso, ou tem sucesso porque é feliz?


O mundo está cheio de pessoas de sucesso que deixam toda sua energia na conquista dos seus objectivos. Todos os dias cruzamo-nos com pessoas que já conquistaram muitas metas e nem por isso sentem satisfação, muito menos são felizes. Atingiram os resultados, mas são incapazes de usufruir com alegria dessas conquistas.


a felicidade que conduz ao sucesso


Segundo o professor da Universidade de Harvard, Tal Ben-Shahar, a nossa sociedade vive uma crise de satisfação, as pessoas estão a acreditar que ser bem sucedido é condição para se sentir bem. E essa é a principal causa de infelicidade, a ideia errônea de que o sucesso antecede e produz felicidade.

Engano, sentir-se bem e ser feliz são os requisitos prévios necessários para que a vida dê certo. Ou seja, é a felicidade que conduz ao sucesso, e não o contrário. A experiência de estados emocionais positivos torna-nos mais criativos, enriquece os nossos relacionamento e melhora a nossa saúde.

Mais importante do que o que ganha, é como quer chegar ao final da corrida. Não adianta você querer ganhar tudo e perder o barco – o barco é a sua saúde, a sua família, os seus amores.

Se quiser ir rápido vá sozinho, mas se quiser chegar com o barco inteiro, aprecie a vida, valorize as pessoas, escolha ser feliz aqui e agora. O maior sucesso que pode ter na sua vida é ser feliz. Chegue com o seu barco inteiro. Este é o grande segredo da vida.


~ escrito em colaboração por Joana Sobreiro e Weliton Magela


#happiness

9 visualizações
bottom of page