COACH ATITUDE

Atualizado: 6 de fev.

Muito me têm perguntado, o que é isso de ser coach... a resposta não é nem fácil, nem óbvia, mas é, provavelmente, bem mais simples do que à partida poderia parecer... Coach é uma atitude, é uma forma de estar, mais do que isso, é uma versão do ser, que podemos escolher desenvolver e praticar. Resulta de uma atitude interna de curiosidade, de confiança, de centramento, de consciência do que temos de melhor. É o impulso interno que nos possibilita olhar para os caminhos da vida, confiando nos recursos internos, acolhendo os desafios, escolhendo a nossa melhor versão em cada momento, e estar alinhado com o próprio destino.

Como nos disse C.G. Jung, citando-o livremente, tudo o que não tornamos consciente em nós, surge na nossa vida e damos-lhe o nome de destino – então, é uma atitude de auto-consciência, de auto-observação, de auto-desafio, de auto-superação.

É o estado interno convicto que a vida está cheia de possibilidades, e que a todo o momento podemos fazer escolhas. É como se, de repente, aquele lugar para onde queremos ir, já não ficasse tão longe, e a vida ganhasse mais sentido, mais significado – e tudo o que antes poderia ser só um sonho, passa a ser uma possibilidade absolutamente real. Quando desfrutamos deste alinhamento, tornamo-nos parceiros no desenvolvimento de todos os que nos rodeiam – passamos a olhar para os outros com a mesma confiança com que olhamos para o nosso caminho. Com a confiança de que cada um tem dentro de si o seu destino, e simultaneamente todos os recursos para se cumprir em plenitude e presença humana.

Estarmos em contacto com este equilíbrio interno mais profundo, permite-nos potenciar e inspirar nos outros, aquilo que cada um tem de melhor – sem julgamento, sem opinião, apenas acompanhando nesta atitude curiosa de ver o outro acontecer-se em todo o seu potencial.

Mais do que uma metodologia ou técnica, é uma forma de nos relacionarmos connosco próprios, com os outros e com o mundo. É uma forma de pensar, de sentir, de agir. É o entusiasmo pela vida que cada um transporta em si, pela história que cada um escreve, é a arte de fazer a existência humana brilhar, criar e contribuir para algo maior do que a soma de cada um de nós.


~ por Joana Sobreiro


#nlp #coaching #generativechange #theinnergameoflife #youarelivingart #joanasobreiro