top of page

DISSONÂNCIA COGNITIVA

“Uma raposa entrou faminta num quintal onde havia uma frondosa videira, carregada de uvas maduras, cujos cachos se penduravam, muito alto, muito acima da sua cabeça. A raposa não podia resistir à tentação de comer aquelas uvas, mas, por mais que pulasse, não conseguia abocanhá-las. Cansada de pular, olhou mais uma vez os apetitosos cachos e disse:

– Estão verdes...” – in, A Raposa e as Uvas (Esopo 620-564 a.C.)


Não sei se esta breve história o tocou de alguma forma... :)

Hoje escrevo para lhe falar da Teoria, originalmente, criada por Leon Festinger, sobre Dissonância Cognitiva.


Provavelmente, já experienciou o incómodo de se ver a agir de uma forma incongruente e dissonante daquilo em que acredita. Talvez já tenha vivido um estado de cisão interna, por ter crenças contrárias e em conflito dentro de si. Ou ter uma opinião muito sólida, que quando confrontada com evidências que provam o seu contrário, vê inaugurar-se dentro de si um enorme desconforto e sensação de incongruência. Já lhe aconteceu? Pois saiba que não está sozinho...


Os seres humanos procuram, permanentemente, dar sentido ao mundo, sendo a coerência um dos factores fundamentais para consegui-lo. É por esta razão, que conhecer a teoria de Festinger nos permite ter maior clareza sobre estes nossos fenómenos internos.


A dissonância cognitiva ocorre quando nos deparamos com situações onde, genericamente, pensamento e comportamento entram em conflito. Quando agimos contrariamente áquilo em que acreditamos. Ou seja, quando o que pensamos, dizemos e fazemos entra em divergência.

Este conflito gera um estado interno de grande desconforto, e para minimizar este desconforto e restaurar o equilíbrio, mudamos um destes factores.

Quando os nossos processos cognitivos, como conhecimento, opinião, crenças, valores e/ou princípios se deparam com uma informação contrária, seja ela traduzida em novas cognições ou comportamentos específicos, surge a incoerência, e faremos o que for necessário para eliminar os seus efeitos no nosso estado emocional.

Exactamente como fez a raposa da história, ao deparar-se com a sua incapacidade de chegar às uvas e a necessidade de diminuir o seu desconforto, mudou o pensamento afirmando “estão verdes...”.

Em presença da dissonância, ou o que sabemos e pensamos se adapta ao comportamento, ou o comportamento adapta-se ao nosso conhecimento. Festinger considera que a necessidade de eliminar a dissonância é tão importante quanto a necessidade de satisfazer necessidades básicas e de segurança.


Para Festinger, a dissonância é tão maior e mais perturbadora, quanto maior for a natureza do conflito. O que determina esta dimensão é o nível de importância e discrepância que os factores têm entre si e para o indivíduo. Um exemplo disso, é quando temos uma opinião específica sobre algo, ou agimos de determinada forma numa situação, não condizente com o que pensamos de nós próprios, divergente de quem nós somos. Ou seja, um pensamento ou acção concreta e temporal, entra em desacordo com a imagem abstracta e atemporal que fazemos de nós próprios.

Uma vez que a dissonância cognitiva ocorra, o indivíduo irá accionar vários e diversos mecanismos psicológicos para reduzir ou, até mesmo, eliminar a incoerência. Amenizar ou erradicar o incómodo da dissonância cognitiva, acciona mecanismos psicológicos para justificar, contrapor ou relativizar um dos factores causadores do desconforto.


Tratam-se de mecanismos de defesa do ego, tais como a intelectualização ou a racionalização. Dou-lhe um exemplo! Imagine um ambientalista, conhecido pelas suas posições públicas sobre a defesa do ambiente, a importância de reduzir a poluição e a urgência de comportamentos mais ecológicos, que numa tarde depois de fumar um cigarro atira a beata para o chão e é visto por várias pessoas. É provável, que dado o seu posicionamento público, ao deparar-se com este seu comportamento, o desconforto psíquico se torne maior. Como forma de amenizar o desconforto, eliminar a dissonância e restaurar a coerência entre a sua auto-percepção e a sua conduta, ele poderá justificar-se a si mesmo com diálogos internos tais como: “foi só desta vez”; “hoje está a ser um dia péssimo e não volta a acontecer”; “não é por uma beata que a cidade vai ficar mais suja”; “se todos só atirassem uma, não teríamos tantos problemas para resolver”; etc. etc. etc.


Ao falarmos de mecanismos de defesa do ego, na teoria da dissonância cognitiva, Festinger considera existirem 3 formas de reduzir ou eliminar a dissonância, são elas:

· Estabelecer uma relação dissonante, onde o indivíduo procurará substituir um ou mais dos elementos da cognição, por exemplo: “esta cidade faz-me mal” ou “a câmara devia espalhar cinzeiros em todo o lado”;

· Estabelecer uma relação consonante, onde o indivíduo procurará novas informações ou crenças que potenciem a convergência e assim aumentar a consonância, por exemplo: “os varredores do lixo precisam de continuar a ter o seu posto de trabalho”;

· Estabelecer uma relação irrelevante, onde o indivíduo procurará relativizar a importância do acto, esquecendo-o ou usando elementos mais importantes, por exemplo: “isto perto do que eu já fiz para diminuir a poluição...” ou “ isto não é assim tão importante quando comparado com a quantidade de água que se poupa na minha casa”.


Este é apenas um exemplo metafórico para que entenda o mecanismo de que lhe falo. A minha intenção é que possa estabelecer uma relação análoga com este exemplo e que faça ponte para a sua realidade. Tratam-se apenas de exemplos do que todos nós fazemos quando nos deparamos com o desconforto de nos sentirmos dissonantes e incongruentes.


Ao longo de toda a nossa existência, iremos deparar-nos com momentos de conflito interno, que nos causam dúvidas sobre quem somos, naquilo em que acreditamos, sobre o que queremos para nós, como estamos a viver as nossas vidas, o que é realmente importante, entre tantos outros questionamentos que nos levam a reflectir sobre nós mesmos e as nossas vidas.

Viveremos momentos em que precisamos fazer escolhas e tomar decisões, onde o conflito pode, mais facilmente, surgir, por nos colocar diante daquilo em que acreditamos e, sobretudo, daquilo que valorizamos. Nestes momentos, ter a consciência do potencial de dissonância dá-nos a possibilidade de saber que se a decisão contrariar algum outro elemento da cognição seremos, implacavelmente, julgados pela nossa consciência. E em presença de dissonância todos nós procuraremos reduzi-la. Como referiu Festinger, assim como a presença da fome, leva à acção de reduzir a fome. Quanto maior a dissonância, maior o impulso e a intensidade da acção para a eliminar e restabelecer a harmonia e o equilíbrio internos.


A necessidade de congruência é tão forte e está tão presente em nós, que nos desencadeia formas de lidar e de a assegurar que vão desde a procura de elementos que confirmem que estamos “certos”, à negação das evidências que demonstram o seu contrário. Quanto mais forte e enraizada estiver uma crença no comportamento do indivíduo, mais forte será a reacção de negar crenças opostas. Em defesa do ego, o indivíduo pode mesmo chegar a contrariar evidências básicas e lógicas, criando mesmo falsas memórias, distorcendo percepções, omitindo informações, ao ponto de se enredar em narrativas internas que o afastam e dissociam do contacto com a realidade.

Isto é importante, pois estamos a falar de auto-preservação!


A questão é que ao nos preservarmos, afastando-nos do real para viver na dimensão ilusória de desculpas, justificações e histórias que nos impedem de ver a verdade em nós, é uma outra forma, ainda mais profunda de perpetuarmos um estado de desconforto.

Então esteja consciente de si, e use os seus momentos de incongruência para se reencontrar, em vez de apenas livrar-se dela.

Daí a importância de olharmos para as dissonâncias que todos temos, abordando a sua resolução de forma mais profunda, num quadro de verdadeira consonância com a nossa essência, em vez de uma mera desculpa paliativa para a dissonância.

A via para fazê-lo é olhando para si, procurando conhecer-se mais e mais profundamente, questionando a sua auto-imagem, respeitosamente e sem crítica. Apenas retirando o véu, e olhando para o que é e para o que está. Acolhendo as respostas.

Se a sua auto-imagem é desadequada e precisa mudar, permita-se encontrar novas respostas que construam uma nova imagem mais fiel a quem é. Se a sua auto-imagem for adequada e é para preservar, então reveja as suas escolhas, condutas e comportamentos, ajustando-os aos seus valores e crenças, ao que é importante para si.


~ por Joana Sobreiro





#theinnergameoflife #generativechange




138 visualizações
bottom of page