top of page

MUDANÇA GENERATIVA

O melhor presente que podes dar a alguém é a qualidade da tua presença. - Richard Moss


A realidade começa com o sonho! O sonho que trazemos ao mundo...

Se quisermos definir o estado generativo numa única palavra, ela é CRIATIVIDADE.

A criação de um resultado nunca antes pensado, construído ou imaginado – é essencialmente um estado de curiosidade e presença, que permite o acesso a recursos para poder gerar algo novo.

Este é uma abordagem desenvolvida por Robert Dilts e Stephen Gilligan que resulta de décadas de experiência nas áreas da programação neurolinguística, terapia, consultoria e coaching, o melhor destes mundos numa abordagem totalmente nova.

A proposta da Mudança Generativa é trazer para a mesma conversa múltiplos tipos de inteligência – verbal e visual, individual e colectiva, somática e intelectual – e a interacção sistémica mente-corpo-campo e o seu ponto essencial é a atenção voltada para a sabedoria do corpo, do inconsciente, partindo do paradigma do campo como fonte ilimitada de recursos. Possuímos uma “mente-trina” de inteligências múltiplas, onde a cognição, é o espaço da intenção e do significado; a mente somática é a mente mamífera onde reside o primeiro inconsciente; e a mente de campo o lugar da consciência conectada.

A tua performance é resultado do teu estado interior, e todo o estado generativo emerge a partir de um ponto de centramento individual. Quando a pessoa se centra e se conecta com a sua presença, está preparada para se conectar com o outro e com o todo, e dessa forma abrir-se ao campo de possibilidades e criatividade ilimitadas. O estado de consciência e presença da pessoa é a diferença que faz a diferença!

Para além da criatividade, outro ponto central da abordagem generativa é o foco na evolução e transcendência, onde se propõe que cada pessoa identifique a sua intenção para o mundo, a sua visão, missão, ambição e papel, alinhando o ego e a alma do indivíduo de forma mais ampla, profunda e completa com um propósito maior individual e colectivo.

É isto e muito mais do que isto... é o movimento que integro em tudo o que faço em salas de formação, nas sessões de grupo ou individuais.


Ser criativo é um estado de Ser!

~ por Joana Sobreiro


29 visualizações
bottom of page