O que muda a vida de alguém é a qualidade do seu pensamento!
A maior revolução é a tomada de consciência da teia e emaranhado de pensamentos que nos são trazidos pela mente a todo o momento. Cuidar do pensamento e da forma como percebemos e organizamos as experiências, torna possível conseguirmos resultados positivos na vida.
Este fenómeno ao qual damos o nome de mente, é um “lugar sem localização”, não é um objecto com propriedades físicas, químicas ou biológicas, mas sim uma entidade não material. É a sede da memória, do inconsciente, do intelecto traduzido no raciocínio e na capacidade de discernir, da concepção do “eu” e todas as identificações com os papeis sociais.
A mente é toda uma interligação de pensamentos, com movimentos oscilantes que balançam entre histórias que já passaram, emoções, sensações e cenários imaginários. É muito involuntário, a mente nunca é silenciosa, não temos como parar de pensar e não temos como coordenar os pensamentos, mas podemos observar esses mesmos pensamentos, e esse é o ponto da CONSCIÊNCIA.
o foco aumenta tudo aquilo em que prestamos atenção
Durante centenas de milhares de anos o homem teve necessidade de focar a mente para garantir a sua sobrevivência, e o cérebro foi desenvolvendo a habilidade mental de estar focado em alguma coisa, e dessa forma, os nossos pensamentos foram programados para se organizarem para um ponto, um foco.
E o que torna isso importante? Há momentos nas nossas vidas em que podemos passar por dificuldades no trabalho, nos relacionamentos, ou em qualquer outro contexto ou circunstância, e ficamos focados num só pensamento. É como se não conseguíssemos desligar aquela fonte do foco. E a mente focada tem uma premissa interessante – a energia segue o pensamento – e o foco aumenta tudo aquilo em que prestamos atenção. Ou seja, toda a vez que o meu foco está diante de uma dificuldade a tendência é aumentar essa dificuldade, porque o meu foco está ali.
A consciência não se esgota nesse ponto da mente, ela traz em si a perspectiva do TODO. Quando eu começo a olhar para uma dificuldade com um nível diferente de consciência, a minha percepção amplia e eu posso ver que em volta desse problema existem várias possibilidades. A ligação com a consciência permite a abertura para a observação do processo holístico que envolve o que à partida parecia apenas uma dificuldade. Pensar com a consciência é ampliar o foco.
Designamos consciência como aquele “espaço” que está sempre presente, aquela parte que tudo observa, mas nunca se envolve com o que está a ser observado. A consciência é a experiência directa do momento, sem conteúdo da mente, e com a inteligência conectada ao momento presente, aberta para tudo o que está a acontecer.
Conectar-se com a pureza da consciência é trazer para a sua vida a percepção ampliada, a visão do todo, o acolhimento das inúmeras possibilidades, é a mudança da qualidade dos seus pensamentos traduzida numa mais completa experiência do mundo.
~ escrito em colaboração por Joana Sobreiro e Weliton Magela
תגובות