• joanasobreiro

CONECTAR A NATUREZA

Atualizado: Jun 11

Vivemos cercados de paredes de betão, diariamente conectados ao mundo virtual e online e, é possível, que tenhamos perdido a consciência do nosso lugar dentro do ecossistema terrestre. Somos natureza! E em algum momento da nossa trajectória humana separámo-nos dela, e começámos a acreditar que homem e natureza não são a mesma coisa.


Tocar a natureza é brindar à Vida com Amor! Aquele que desenvolve em nós a atracção, admiração e satisfação com tudo o que é vital e tudo o que é vivo. Esse amor pela Vida é um estado de consciência que cria em cada um de nós um alinhamento interno gerador de bem-estar, harmonia e equilíbrio, sendo um precursor de saúde física e mental.


Segundo o biólogo Edward Wilson, o ser humano procura natural e instintivamente a ligação emocional e afiliação a outras formas de vida e, inconscientemente, move-se nessa busca de criar conexão com o bios por toda a sua jornada. Mas, apesar do contacto com a natureza ser algo intrínseco ao indivíduo, essa ligação deve ser promovida e salvaguarda ao longo da vida, pois o excesso de tecnologia desenvolveu um desligamento e separação do homem com o seu meio ambiente natural, a terra e a biodiversidade.

Essa separação homem-natureza está a fazer surgir muitos distúrbios físicos e psicológicos, como o síndrome do pensamento acelerado, déficit de atenção, hiperactividade, depressão, problemas de concentração, dificuldade de aprendizagem e ausência de criatividade. Hoje, muitos estudos mostram que o contacto com a natureza, ainda que pequeno e por pouco tempo, pode reduzir os sintomas destes distúrbios.


Precisamos resgatar a visão holística do Homem como ser conectado e responsável pelo todo, a consciência de que somos criadores das nossas vidas, e que o processo de criatividade só é possível quando trazemos a nós a natureza da nossa presença humana, assim ampliamos a nossa consciência e percepção, somos capazes de trazer a atenção para o momento presente, sentir o corpo e saber entrar em estado de conexão. Dessa forma estamos a resgatar o que é ser humano, cuidar da própria casa e criar consciência para viver nela.


Coloque os seus pés descalços na relva, plante uma flor, abrace uma árvore, deite-se no chão de uma floresta e escute os sons da natureza. Aquiete-se e escute, esta é sua casa, a terra que está a cantar...


~ escrito em colaboração por Joana Sobreiro e Weliton Magela


#generativechange

0 visualização
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Spotify - Black Circle

(+351) 91 723 79 68​ | joana.r.sobreiro@gmail.com

 

 

Largo da Palmeira nº 140 1º andar, Abóboda

2785-038 São Domingos de Rana - Cascais

#NEWSLETTER

#CONTAcTOs

© 2018 por Joana Sobreiro

Política Privacidade